Porfírio Silva

Porfírio Silva (n. 1961) doutorou-se em Epistemologia e Filosofia das Ciências, em 2007, com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano.
É colaborador do Instituto de Sistemas e Robótica (Instituto Superior Técnico) e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), onde o seu trabalho de investigação mais recente se centra no papel social da Inteligência Artificial e dos robôs.
Foi Investigador Visitante no Institut Supérieur de Philosophie (Université Catholique de Louvain), na Facultad de Filosofía (Universidad Complutense de Madrid) e no Department of History and Philosophy of Science (Graduate School of Arts and Sciences, The University of Tokyo).
Publicou em livro, entre outros: A Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend (Piaget, 1998), A Cibernética: Onde os Reinos se Fundem (Quasi, 2007), Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais (Âncora, 2011), Podemos matar um sinal de trânsito? Um divertimento político-filosófico acerca da profundidade do quotidiano (Esfera do Caos, 2012), E agora, Esquerda? (Âncora, 2015), O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens (Âncora, 2019).
É atualmente Deputado à Assembleia da República (Partido Socialista).